A pré-matrícula online da rede estadual de educação referente ao ano letivo de 2017 tem inicio nesta segunda-feira (12). A pré-matrícula abrange somente os novos estudantes que vem de escolas municipais ou particulares. Assim como no ano anterior, elas poderão ser feitas nas etapas e modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Proeja.
A etapa da pré-matrícula está aberta até o dia 30 de dezembro, mas lembrando que algumas escolas da rede estadual possuem exame classificatório.
A ferramenta online auxilia na escolha do estudante, já que assim que é realizado o cadastro, ele mostra opções de escola perto de sua moradia. "O aluno, ao fazer o cadastro, recebe cinco opções de escolas próximas a região de onde vive. Mas devemos deixar claro que são apenas opções, a escolha fica por conta do estudante", afirma o Analista de Sistema, Mario Meireles. A pré-matrícula pode ser realizada no site: http://www.seduc.pi.gov.br/matriculaonline/.

MATRÍCULA
Após essa fase, a matrícula deve ser efetivada na Unidade de Educação escolhida pelo aluno, no período de 02 a 06 de Janeiro de 2017. Está data marca também o inicio da confirmação da renovação de matrículas dos alunos que já frequentam as escolas da rede estadual e também daqueles que serão remanejados, sendo esta etapa é presencial.
Lembrando que os alunos que já estudam na instituição não precisam realizar a pré-matrícula online, já que sua matrícula se renova ao fim do ano letivo.
Para fazer a matrícula serão necessários os seguintes documentos:

ENSINO FUNDAMENTAL 
Histórico escolar original, quando for o caso; 02 (duas) fotos tamanhos 3x4, Comprovante de residência.

ENSINO MÉDIO
Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Certificado de conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental;Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos; 02 (duas) fotos tamanhos 3x4.  Comprovante de residência

ENSINO PROFISSIONAL
Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Cópia do Certificado de Reservista, para alunos do sexo masculino entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos; Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Fundamental;Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos; 02 (duas) fotos tamanho 3x4.

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MODALIDADE EJA (PRESENCIAL)
Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Cópia do Certificado de Reservista, para alunos do sexo masculino entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos; Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Fundamental; Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos.

PROEJA COM O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA ? CANAL EDUCAÇÃO
Cópia de documentos de identificação (Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento); Certificado de conclusão e Histórico escolar da 1ª Série do Ensino Médio; Histórico escolar original, quando for o caso; Cópia do título de eleitor, quando maiores de 18 (dezoito) anos.

Confira o Edital de Matricula 

Fonte: Seduc PI